A Méritocracia é muito conhecida na teoria, porém algumas empresas têm dificuldades em colocá-la em prática. Reconhecer um profissional pela sua dedicação e cumprimento de metas pode ser uma tarefa simples, mas pode gerar um desconforto tanto para o gestor quanto para sua equipe.
O líder deve levar em consideração que a meritocracia necessita de transparência, comunicação clara e efetiva. A meritocracia só se estabelece definitivamente em uma Empresa se o colaborador entender que o modelo é justo, aplicável, coerente e mensurável. Essas características irão reprimir sentimento de injustiça ou qualquer tipo de incômodo que possa haver entre os profissionais.
A avaliação de competências e de desempenho são pilares importantes na implantação da meritocracia. Avaliar pessoas é uma tarefa delicada. As Pessoas são diferentes e muitas vezes se torna difícil analisá-las com uma métrica. Assim devemos ter critérios de avaliação que levem em consideração a história, a cultura e os valores de cada empresa. É o histórico da organização que deve determinar as qualidades e características que serão ponderadas nas avaliações.
O importante é que a empresa e suas lideranças, desvincule a avaliação de competências da ideia de punição, onde se promove uns e puni o resto. Devemos deixar claro que a avaliação de desempenho é simplesmente uma ferramenta destinada a alocar ou realocar os colaboradores nas funções adequadas e que isto só traz desenvolvimento e autoconhecimento.
Outro ponto importante para implantação da Méritocracia é a comunicação. Quanto melhor for o seu processo de comunicação, mais o seu modelo terá chances de sucesso! Não basta só definir as metas individuais é preciso investir tempo na apuração e na comunicação dos indicadores da Empresa, de forma contínua e transparente. Para que a implantação da meritocracia tenha sucesso é necessário que as pessoas recebam feedbacks frequentes. E não somente do seu líder, mas de todos os envolvidos na sua rotina de trabalho. O feedback dá direcionamento do desempenho do colaborador na organização e contribui para a autoavaliação.
A liderança deve evitar causar insatisfação entre os profissionais através do sentimento de injustiça. A ocorrência de favoritismo causa descrédito no processo. As metas estimulam as pessoas a buscarem e trazerem resultados para a organização, mas também pode gerar expectativas, e muitas vezes, frustração e a comparação. Desta forma o modelo de meritocracia precisa estar claro, bem comunicado, embasado e alinhado com o gestor, para que este utilize parâmetros mensuráveis e reais, caso contrário, o modelo poderá se perder e cair em descrédito.
A implantação da Méritocracia não é um processo impossível, para inseri-lo nas Empresa é preciso adotar um sistema de valorização das Pessoas e de suas qualidades. “É a valorização dos méritos que fará com que cada um corra atrás de suas metas, agregando cada vez mais valor a empresa que integra”.
Daniel Schmal
Trópos Assessoria Comercial e Negócios